Athletico barra torcida organizada da Arena por invasão de campo e arremesso de sinalizadores

ge.globo.com
Athletico barra torcida organizada da Arena por invasão de campo e arremesso de sinalizadores
Publicidade


Torcedor invade o campo e empurra Hugo Souza; veja
O Athletico decidiu barrar a entrada de itens e adereços da torcida Os Fanáticos, principal organizada do clube, na Arena da Baixada. A medida foi anunciada por meio de nota divulgada nesta segunda-feira e é válida para os três próximos jogos da equipe como mandante.
🗞️ Mais notícias do Athletico
✅ Clique aqui e siga o canal ge Athletico no WhatsApp
A decisão se dá após o clube ter sido denunciado pelos incidentes na partida contra o Corinthians, na última quarta-feira, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Furacão foi denunciado por invasão de campo, arremesso de objetos e líquidos e briga entre integrantes da organizada na parte externa do estádio.
A proibição inclui bandeiras, faixas, caveiras, instrumentos musicais de percussão e itens similares em todos os setores da Arena.
Torcida do Athletico na Arena da Baixada
Hedeson Alves/AGIF
Além disso, a nota menciona as ocorrências no jogo contra o Cuiabá, em 16 de agosto, pela Série B. Entre elas, está o arremesso de sinalizadores no gramado, oriundos do setor da torcida Os Fanáticos. De acordo com o clube, a denúncia deste caso está em fase de formalização.
- A presente medida punitiva tem por objetivo preservar a ordem, garantir a segurança e assegurar o bem-estar dos demais torcedores. Após o período de três jogos, o clube reavaliará a decisão, levando em conta o cumprimento das restrições e o comportamento da torcida organizada também nas partidas como visitante - diz trecho do comunicado.
MAIS:
+ Athletico "repudia conduta" em saída de lateral para o Cruzeiro
+ Odair culpa "intermediários" após perder Kauã Moraes
Com isso, a torcida organizada está barrada dos seguintes jogos na Arena da Baixada: contra Vila Nova (dia 21 de setembro), Operário-PR (dia 27) e Avaí (dia 14 de outubro), todos válidos pela Série B do Brasileiro.
Denúncias
Conforme apurou o ge, o Athletico ainda não foi intimado, mas soube que a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) protocolou a denúncia da partida contra o Corinthians.
Torcedor invade campo e agride Hugo Souza em Athletico x Corinthians
Luis Garcia/AGIF
O clube deve ser enquadrado, também no caso contra o Cuiabá, no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a, entre outras coisas: "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".
As penas possíveis vão de perda de um a dez mandos de campo e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Veja a nota na íntegra
O Club Athletico Paranaense informa que, a partir da próxima partida como mandante, prevista para ocorrer em 21 de setembro de 2025, estará proibido o acesso de adereços vinculados à Torcida Organizada Os Fanáticos (“TOF”) em todos os setores do estádio, medida válida para as próximas três partidas com mando do clube.
Estão incluídos na proibição: bandeiras, faixas, caveiras, instrumentos musicais de percussão e itens similares.
A decisão decorre de recentes episódios de violência, ameaças e desordem praticados por integrantes da referida torcida organizada, tanto dentro quanto fora do estádio, colocando em risco a segurança de torcedores e funcionários.
O Athletico foi denunciado na data de hoje (1º) em razão dos incidentes havidos na partida contra o Corinthians – Copa do Brasil (27/08), em razão das seguintes condutas:
• Invasão de campo por torcedor que, momentos antes, trajava camisa da TOF;
• Arremessos de objetos e líquidos em campo em diferentes momentos da partida;
• Briga entre integrantes da TOF nas dependências do Boulevard do estádio.
Com relação à partida contra o Cuiabá – Campeonato Brasileiro Série B (16/08), sabe-se que a denúncia está em fase de formalização e envolve as seguintes ocorrências:
• Arremessos de sinalizadores do setor da TOF para o campo de jogo, que culminou na paralisação da partida;
• Arremessos de líquidos, isqueiros e outros objetos;
• Tentativa de invasão de campo ao final da partida no setor da TOF, com chutes e golpes contra a divisória de acesso, acompanhada de ameaças e agressões contra funcionários.
A presente medida punitiva tem por objetivo preservar a ordem, garantir a segurança e assegurar o bem-estar dos demais torcedores. Após o período de três jogos, o clube reavaliará a decisão, levando em conta o cumprimento das restrições e o comportamento da torcida organizada também nas partidas como visitante.
O Athletico reafirma seu compromisso em adotar medidas preventivas e firmes para proteger a integridade do espetáculo esportivo. A decisão ora comunicada não se limita a uma resposta pontual, mas integra uma política contínua do clube de combate à violência e de promoção de um ambiente seguro e familiar nos estádios.
Contamos com a compreensão e o apoio da verdadeira torcida athleticana, composta por aqueles que apoiam com paixão, respeito e amor ao clube, sem recorrer à violência.
✅ Clique aqui e siga o canal do ge PR no WhatsApp
Mais do esporte paranaense em ge.globo/pr

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.