Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de 'mayday' a autoridades

g1.globo.com
Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de 'mayday' a autoridades
Publicidade


Cargueiro emitiu alerta de que estava desgovernado, e agentes de tráfego conseguiram interromper parcialmente o fluxo de veículos na via, segundo o governador de Maryland. Vinte e dois tripulantes estavam no porta-contêiner Dali no momento da colisão contra a ponte Francis Scott Key. Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA
A tripulação do porta-contêiner Dali, que colidiu contra uma ponte em Baltimore, nos EUA nesta terça-feira (26), avisou as autoridades portuárias que havia perdido o controle do navio e que os propulsores não estavam funcionando, segundo o governador de Maryland, Wes Moore.
Com a batida, a ponte Francis Scott Key foi derrubada. Duas pessoas foram resgatadas com vida do rio Patapsco, mas ainda há pessoas na água.
Equipes de resgate trabalham no local, e não há informações sobre mortos até a última atualização deste texto. Além de oito trabalhadores que realizavam serviços de manutenção, havia carros trafegando pela via, incluindo uma carreta de grande porte.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o governador, a tripulação teve tempo de emitir um alerta de "Mayday", que indica emergência, antes do acidente, dando tempo às autoridades de bloquear parcialmente o tráfego na ponte.
"Somos gratos porque, entre o 'mayday' e o colapso da ponte, agentes puderam interromper o fluxo de tráfego. Dessa forma, havia menos carros na ponte", declarou Moore.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido intencional. O incidente ocorreu enquanto o navio ainda manobrava para deixar o porto de Baltimore.
Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura
Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters
Porta-contêiner
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka. Havia 22 pessoas na embarcação, incluindo dois pilotos.
O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Segundo a operadora, nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.
Tráfego naval suspenso
Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key -- uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.
Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA
Julia Nikhinson/Reuters
O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso e não tem previsão para ser retomado. A agência que controla a aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares não sobrevoem a região.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.
Mapa mostra a localização da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Editoria de arte/g1
Ponte Francis Scott Key
Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura também contava com uma ponte elevadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
A ponte foi batizada com o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Brendan Smialowski / AFP
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.