INFOGRÁFICO: Da queda de energia ao choque, os nove minutos que antecederam batida de navio contra ponte nos EUA

g1.globo.com
INFOGRÁFICO: Da queda de energia ao choque, os nove minutos que antecederam batida de navio contra ponte nos EUA
Publicidade


Duas pessoas foram resgatadas, uma delas em estado grave. Diversos carros caíram com o colapso da estrutura. Mergulhadores lutam contra o tempo e enfrentam temperatura de 9ºC dentro da água, que pode levar à morte por hipotermia. Incidente aconteceu em Baltimore, no estado de Maryland. Nos minutos que antecederam a batida de um navio contra uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (26), já mostravam que a embarcação apresentava problemas.
O choque provocou o desmoronamento da ponte durante a madrugada, em um acidente registrado por uma câmera de monitoramento, e ao menos seis pessoas estavam desaparecidas até a última atualização desta reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A câmara também registrou que a embarcação, um porta-contêiner com bandeira da Singapura e que começaria uma viagem ao Sri Lanka, começou a mostrar problemas nove minutos antes do choque.
Veja abaixo, no infográfico, como foram os minutos anteriores ao choque registrados nas imagens:
Infográfico mostra as falhas que o navio que se chocou contra uma ponte em Baltimore, nos EUA, apresentou minutos antes da batida, em 26 de março de 2024.
arte/ g1
No momento em que o navio recuperou a energia após a primeira queda de luz, às 01h23, o comandante da embarcação informou às autoridades portuárias de Baltimore que havia perdido o controle da direção, segundo o governador de Maryland, Wes Moore.
Ele avisou ainda que os propulsores não estavam funcionando. Neste momento, porém, já era tarde: a embarcação já ia em direção à ponte e se chocou contra a construção dois minutos depois.
Desaparecidos
Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA
Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água com vida, sendo que uma delas se encontra em estado grave.
Até a última atualização desta reportagem, mergulhadores faziam buscas por pelo menos seis pessoas no rio, segundo o Corpo de Bombeiros local. Informações iniciais davam conta de até 20 desaparecidos, mas os bombeiros afirmaram ainda não saber o número exato de pessoas que caíram na água após a ponte desabar.
"Ainda estamos em uma situação de busca e resgate no momento, e seguiremos nela por algum tempo", disse Wallace. "É uma emergência terrível”, afirmou o diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à AP.
As autoridades afirmaram que um número incerto de veículos trafegava pela ponte Francis Scott Key no momento do incidente, e que pelo menos um deles era uma carreta de grande porte. Trabalhadores também faziam serviços de manutenção na estrutura durante a madrugada quando houve a colisão.
Equipes de resgate correm contra o tempo. A temperatura em Baltimore nesta madrugada era de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC -- capaz de provocar morte por hipotermia, a depender do tempo de exposição do indivíduo. O canal tem uma profundidade de até 15 metros e fortes correntes.
Bombeiros também usavam drones com câmeras infravermelhas e sonares nas buscas.
VEJA TAMBÉM
MUNDO: A 'infância perfeita' do filho de um dos criminosos mais procurados do planeta
SAÚDE: Agressividade no trânsito tem a ver com quanto o motorista consegue lidar com as próprias frustrações
PARANÁ: Homem é preso após cortar corda que segurava trabalhador que limpava fachada de prédio
GOIÁS: Professora denuncia ter sido demitida de escola após alunos vazarem nudes do celular dela
Porta-contêiner
Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura
Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka.
O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Segundo a operadora, nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.
Tráfego naval suspenso
Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA
Julia Nikhinson/Reuters
Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key -- uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.
O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso e não tinha previsão para ser retomado nesta terça-feira. A agência que controla a aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares não sobrevoem a região.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido intencional. De acordo com a rede de TV ABC News, o navio perdeu propulsão enquanto manobrava para sair do porto.
Mapa mostra a localização da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Editoria de arte/g1
Ponte Francis Scott Key
Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Brendan Smialowski / AFP
Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura também contava com uma ponte elevadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
A ponte foi batizada com o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.